Escrito por Sofia Teixeira
Guardiãs da vida e do ciclo perpétuo do nascimento das plantas, as sementes, embora pequenas, são de um enorme potencial energético e nutricional. Conheça as propriedades de algumas sementes e bagas e saiba como pode incluí-las na sua alimentação.
Alimentavam-nos nos tempos primordiais e foram esquecidas durante muito tempo, mas, agora, as sementes e bagas “voltaram” novamente às nossas mesas. Fontes de proteínas, fibra, minerais e vitaminas, com propriedades antioxidantes, diuréticas ou anti-inflamatórias, muitas delas são consideradas superalimentos.
Veja a galeria em baixo para ficar a conhecer melhor as propriedades de sete sementes e bagas bem como a forma de as usar.
Veja a galeria em baixo para ficar a conhecer melhor as propriedades de sete sementes e bagas bem como a forma de as usar.
Galeria de Imagens
Getty Images
Sementes de Chia
Consideradas um superalimento, as sementes de chia (Salvia hispanica L.) são originárias do México e eram já utilizadas como alimento pelos povos das antigas civilizações da América Central como os Maias. São ricas em fibras, proteínas, antioxidantes, vitaminas, minerais e ómega-3.
Entre os benefícios destas sementes estão o fortalecimento do sistema imunitário, as propriedades anti-inflamatórias. Por ser uma fonte de fibras solúveis, a chia irá formar um composto gelatinoso no estômago, tornando a digestão mais lenta, resultando num estado de saciedade maior, redução do apetite e melhor e maior controlo quanto às porções de alimentos a ingerir, auxiliando no controlo do peso.
Como consumir: Não precisam de ser cozinhadas antes de serem consumidas. Podem ser colocadas, por exemplo, em saladas ou junto com o iogurte.