![](https://inforpress.publ.cv/images/resized/images/joomgallery/details/maio_16/0-maio-agricultores_20150320_1293277072_420_315.gif)
Em declarações à Inforpress o presidente do concelho de administração da Sociedade Nacional de Engenharia Rural e Florestas (SONERF) indicou que a instituição que representa é responsável pelo estudo e levantamento de todas as infra-estruturas hidráulicas existentes no país que carecem de intervenções e após isso vão entregar o projecto ao Ministério do Desenvolvimento Rural para procurar o financiamento e garantir as intervenções necessárias.
Segundo informou, a ilha do Maio está na lista do pacote que vai ser entregue ao MDR e por isso espera que dentro de pouco tempo vai-se dar início aos trabalhos que se enquadram no plano de mitigação do mau agrícola que se registou no país.
Alcides Horta avançou ainda que a SONERF é a entidade responsável pelo equipamento dos furos com sistema fotovoltaico e rede de adução de água, lembrando que na ilha dois furos já foram equipados estando a faltar mais três.
“Os dois furos já inaugurados os seus equipamentos estão orçados em cerca de 4 mil contos e vão possibilitar mobilizar cerca de 300 e tal metros cúbicos de água dia, pelo que dentro de pouco tempo contribuirão para o aumento das áreas irrigadas e consequentemente traduzir na criação de mais postos de trabalho directos e inderectos”, frisou.
Alcides Horta informou que as restantes obras vão estar prontas daqui a 3 meses, estando as mesmas orçadas em cerca de 20 mil contos.
Instado sobre a quem vai ser atribuída a responsabilidade de gestão da água dos furos, Alcides Horta afiançou que nada ainda está determinado, embora a responsabilidade é da instituição que representa, no entanto apontou que a parceria público-privada ou através das associações comunitárias seria a melhor alternativa, visto que o objectivo do governo não é fazer a gestão directa, mas sim fazer rentabilizar estas infra-estruturas.
O desassoreamento dos diques é uma das reivindicações antigas dos agricultores na ilha do Maio.
Inforpress
Sem comentários:
Enviar um comentário