Descoberta em 1460, Maio faz parte do grupo sotavento e é uma das ilhas mais planas de Cabo Verde. Apesar da sua origem vulcânica aqui encontram-se poucos vestígios dessa origem pois a sua maior altitude é o Monte Penoso com 436 metros. Inicialmente era utilizada como ilha de criação de gado, principalmente caprino. A sua povoação só teve inicio no final do Séc. XVI, devido à grande exploração do sal, que era depois exportado para outros países como o Brasil.
Ribeira Dom João
Maio apesar de ser uma planície bastante árida que lembra a imagem de um deserto, as suas paisagens contrastam com florestas de acácias devido a um plano de reflorestamento da ilha, vários oásis verdejantes e algumas plantações de palmeiras. Por toda a ilha existem extensas praias de areia branca e um mar azul profundo sendo a mais famosa a praia da Ponta Preta. As areias são trazidas pelos ventos a partir do deserto do Saara o que faz com que estas praias sejam escolhidas pelas tartarugas para fazerem a sua desova anual, o que se revela de grande interesse turístico.
Praia do Porto Inglês
A maior povoação da ilha é a Vila do Maio também conhecida como Vila do Porto Inglês devido a numerosos navios britânicos naufragados que antigamente atracavam na ilha transportando o sal. É uma cidade bastante calma e linda e a sua gente é simples e hospitaleira. No Maio pode-se encontrar uma das mais belas e antigas igrejas do arquipélago, a igreja Matriz e alguns casarões que lembram os tempos antigos. Não muito longe da vila existe um forte, O Castelo de Maio que foi construído no século XVIII para defender a ilha dos ataques de piratas.
Baxona, Calheta do Maio
Fonte: revista do Maio
Sem comentários:
Enviar um comentário