quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Barragem de Salineiro recebe as primeiras águas.

Barragem de Salineiro



A Barragem de Salineiro, na Ribeira Grande de Santiago, ainda na fase de construção, já recebeu as suas primeiras águas, na passada quarta-feira, dia 15 de Agosto. Essas águas ainda não podem ser distribuídas aos agricultores mas trouxeram esperanças na localidade e no Concelho.

As chuvas teimam em não cair mas as poucas gotas que ficaram retidas na Barragem do Salineiro, trouxeram esperanças para os agricultores da localidade e não só.

Lançada a 10 de Outubro de 2010, a Barragem tem a capacidade para armazenar cerca de 701.830 m3 de água/ano para irrigação de cerca de 60 hectares de terreno e beneficiar directamente cerca de 240 agricultores e 240 empregos sazonais,

José Ramalho, Representante da Delegação no Concelho, adianta que a água acumulada na Barragem, ainda não pode ser distribuída para os agricultores pois falta, ainda, a finalização das obras e instalação do Projecto Agrícola para a comunidade, englobando a rede de adução de água, as redes de distribuição, criação da Unidade de Gestão de águas da Barragem, distribuição de parcelas entre outros aspectos importante para elementares. Acrescenta ainda que só para o ano é que tudo vai estar pronto para utilização de água e prática da agricultura.

A Barragem de Salineiro tem cerca de 25 metros de altura total, 8 metros de altura de fundação, 20 metros de altura do descarregador e 162 metros de comprimento no coroamento e vai ter uma ponte no coroamento, que liga as duas margens a estrada projectada para Calabaceira e Salineiro. O objectivo é atender a ideia de transformar o centro histórico de Cidade Velha numa via pedonal com esplanadas, ornamentação de espaços e parques automóveis em Achada Forte.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...