domingo, 13 de dezembro de 2015

Centro Pós-Colheita da ilha do Maio entrará em funcionamento em Janeiro de 2016 - ministra.


Porto Inglês, 11 Dez (Inforpress) - A ministra do Desenvolvimento Rural Eva Ortet garantiu hoje durante a visita às obras da construção do Centro Pós-Colheita, da ilha do Maio, que esta infraestrutura estará pronta e entrará de imediato em funcionamento em Janeiro de 2016.
Esta é a primeira infraestrutura do género na ilha do Maio, que vai trabalhar no processo de embalagem e certificação de produtos hortícolas como a cebola e tubérculos produzidos na ilha.
De acordo com governante, as obras estão bem avançadas e segundo informações recebidas do responsável pela construção do referido centro, o mesmo vai estar pronto no próximo mês de Janeiro de 2016, e a partir da sua inauguração vai ser possível a sua entrada em funcionamento.
A ministra indicou que as prioridades vão para a cebola e os tubérculos, produtos que, segundo disse, “a ilha do Maio sabe muito bem produzir e porque a competitividade desses produtos é também maior do que os outros”, e também, tendo em conta que se está no processo de implementação da fileira justa, a ilha do Maio deve aproveitar esta oportunidade e se especializar neste ramo e abastecer o mercado nacional.
”A partir deste momento a Delegação do MDR vai trabalhar com os agricultores e com as associações para ver a questão da sua gestão, para logo que a mesma esteja pronta, aproveitarmos as próximas colheitas que deverão ser boas este ano em termos de cebola e tubérculos, para que a ilha do Maio possa colocar no mercado esses produtos com embalagens adequadas”, frisou.
Eva Ortet admitiu, por outro lado, a hipótese do referido centro vir a ser gerido por privados, tanto associações de agricultores ou grupos organizados, visto que não é intenção do Ministério gerir esses tipos de infra-estruturas.
No entanto, afiançou que a utilização dos serviços que o centro vai colocar à disposição dos agricultores será paga, tendo em conta que isto acarreta alguns custos, e lembrou que em contrapartida os operadores passarão a agregar valores aos seus produtos.
Admitiu ainda a possibilidade de se aproveitar também esse centro para embalagem e comercialização de carvão produzido na ilha do Maio.
Hoje à tarde, Eva Ortet fará a inauguração de redes de adução de água e sistema de bombagem utilizando painéis foto voltaicos e um reservatório de água de 60 metros cúbicos no perímetro agrícola de Monte Vermelho e Ribeira Solóló.
No sábado fará também a inauguração de infraestruturas similares na localidade de Figueira, bem como a entrega simbólica de materiais de rega localizada aos agricultores daquela localidade.

Na segunda-feira, último dia da sua visita à ilha do Maio, Eva Ortet preside à abertura oficial da formação em gestão da qualidade e organização, destinada aos produtores.
WN/FP
 Inforpress/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...