quinta-feira, 24 de maio de 2012

Barragem Canto Cagarra - Santo Antão.



CARACTERISTICAS TÉCNICAS DA BARRAGEM

A Barragem será construída na Ribeira de Garça, na zona denominada de Canto Cagarra a cerca de 1,5 km da localidade de Chã de Igreja.

O local escolhido para a construção da Barragem reúne boas condições topográficas e geológicas, numa bacia hidrográfica com índices de pluviometria superior à média da ilha de Santo Antão.

A Barragem é de peso e será construída em alvenaria com um núcleo central em betão.
Ela terá uma curvatura em planta para uma maior inserção dos encontros laterais nos maçicos rochosos das margens.
No interior do corpo da Barragem prevê se a instalação de um sistema de drenagem, com disposição horizontal, vertical e oblíqua, formado por tubos drenos Diam.200mm.

Na parte inferior junto ao paramento montante será construída uma galeria para a instalação dos dispositivos dos sistemas de impermeabilização das fundações e drenagem interna.
O órgão de descarga (descarregador) com uma extensão total de 24,5m, será constituída por 4 orifícios de largura e altura úteis 5,5m e 3m (incluindo folga) respectivamente.
Ao nível da soleira do descarregador será colocada uma camada de betão de 0.40m de protecção da superfície de descarga desde a entrada do orifício até à bacia de dissipação.
A jusante da bacia e em toda a extensão da mesma será colocada um enrocamento de pedra com a extensão de 4 metros para a dissipação complementar da energia das águas das cheias.
A Barragem será dotada de dispositivos de toma de água, munidos de válvulas de serviço e de emergência.
Igualmente se prevê a instalação de dispositivos de descarga (limpeza) munidos de válvulas de serviço e de emergência e dotados de um sistema de filtros (3 camadas) nas bocas de entrada para a retenção de materiais finos.
A capacidade de armazenamento da albufeira à cota max. da soleira do descarregador ou seja ao nível do NPA-305,00m é de 418.000 m³, sendo o volume útil ou disponível 360.000 m³.
O redor da área inundável da albufeira, será dotado de uma vedação para garantir uma maior segurança das pessoas durante os períodos de enchimento e armazenamento de água na albufeira.
 A água armazenada destina se a irrigação de perímetros no vale da ribeira de Garça num total de 50 ha.
A aduçao de água aos perímetros irrigados far-se-á por gravidade através de uma conduta principal em FFDiam.300_35m e secundária PEAD Diam.225_3800m e PEAD Diam.160_6650m, e por bombagem em tubagem PEAD Diam.80_ 1290m a partir de uma torre de captação situada na albufeira, até aos perímetros agrícolas de Chãzinha, Chã de Cima, Chã de Igreja, Fajã Grande, Chã de Cavalo, Fajãzinha e Salina de Cruzinha.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...