sexta-feira, 25 de maio de 2012

Barragem de Salineiro, Santiago.






CARACTERISTICAS TÉCNICAS DA BARRAGEM

A barragem de Salineiro está sendo construída na Ribeira Grande de Santiago a cerca de 2 km a montante da localidade de Salineiro.

A barragem é de peso, está sendo construído em alvenaria com um núcleo central em betão. No interior do corpo da barragem está prevista instalação de um sistema de drenagem, horizontal e vertical formado por tubos drenos Diam.200mm.

A barragem será dotada de dispositivos de toma de água, munidos de válvulas de serviço e de emergência.

Igualmente se prevê a instalação de dispositivos de descarga (limpeza) munidos de válvulas de serviço e de emergência e dotados de um sistema de filtros (3 camadas) nas bocas de entrada para a retenção de materiais finos.

A largura do coroamento será de 8 m de forma a permitir o trânsito de viaturas nos 2 sentidos da nova via a ser brevemente construída ligando as povoações de Calabaceira a de Salineiro.

A capacidade de armazenamento da albufeira à cota max. da soleira do descarregador é de 701.840 m3, sendo o volume útil ou disponível de 561.464 m3

A agua armazenada destina se a irrigação de 3 perímetros nas achadas de Salineiro e Calabaceira num total de 58ha.

A adução de água aos perímetros irrigados far-se-á por uma conduta principal:

FF Diam. 400 - 450m, com derivações para as achadas de Salineiro em:

PEAD Diam.225 – 720m e de Calabaceira em Diam. 315 – 1800m.



PRAZO E PONTO DE SITUAÇÃO DA OBRA

O prazo de construção é de 24 meses a partir da data de consignação do local da obra.

Até à presente data já foi executado mais de 60% do corpo da barragem. Prevê se a conclusão das obras em Setembro de 2012. No entanto, em Agosto 2012 a barragem estará com 20 m de altura em elevação permitindo assim armazenar a água de escoamento superficial ainda durante o corrente ano.

OBRAS COMPLEMENTARES

Durante a fase de elaboração da versão provisória dos estudos, o projecto técnico da barragem sofreu alterações que conduziram a melhorias significativas em relação ao ante-projecto apresentado no concurso.

As melhorias introduzidas na concepção da obra foram determinadas pelos resultados das prospecções geológicos e geotécnicos que recomendaram a realização de trabalhos de consolidação dos maciços rochosos das fundações, de drenagem e impermeabilização nas fundações e a construção de uma galeria em betão armado no interior da barragem para a realização dessas operações.

Tendo em atenção o elevado transporte sólido na bacia hidrográfica de Ribeira Grande, torna se necessário construir a montante da albufeira diques de correcção torrencial e diques filtrantes de forma a reter o material sólido e aumentar a vida útil do empreendimento.

Serão necessários construir, no mínimo, 4 diques de correcção torrencial nas linhas de água secundárias e 2 diques filtrantes na linha de água principal.

CUSTO DO EMPREENDIMENTO

O valor total do empreendimento, barragem e rede de adução, está estimado em 562.553.232,00 ECV, sendo:




Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...