segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Cabo verde tem nas mãos a lata contra a desnutrição”


A revista internacional “Les Afriques” na edição 24-30 de Janeiro de 2013, produzida na sequência da realização de uma missão sobre a nutrição, efectuada no ano de 2012 dedicou 6 páginas a Cabo Verde. Com o título "Cap-Vert et malnutrition : le bon élève de la région, a revista não poupou elogios ao país ressaltando que Cabo Verde tem nas mãos, a luta contra a desnutrição.

A Les Afriques, com base no relatório de 2008 da Freedom House frisou que Cabo Verde além de ocupar o primeiro lugar na África para a liberdade de direitos civis e políticos é um dos países que alcançou os Objectivos do Milénio sobre o acesso à água potável em 2007, oito anos antes do previsto.

Economicamente, o Banco Africano de Desenvolvimento lembra que "no contexto global antes da crise, o país tem um dos melhores desempenhos económico do continente devido à vontade política e esforço conjuntamente com a vontade de inovar.

Se a situação na região contínua sendo difícil, os resultados mostram que para Cabo Verde a luta para travar a desnutrição está nas mãos. Segundo a “Les Afriques”, a situação melhorou significativamente ao longo das últimas duas décadas em relação aos países da região.

A Ministra,Eva Ortet, na entrevista dada à revista reiterou os investimentos feitos pelo Governo na mobilização de água. "Estamos construindo barragens (um já é activo), para mudar o sistema de produção, convertendo todas as parcelas agrícolas de sequeiro das culturas, a fim de produzir quando chove. Na irrigação de culturas, o governo tem focado no investimento em sistemas de produção de frutas e vegetais, pois é nesta área que podemos ser auto-suficientes. "

 

A nível da União Europeia a revista frisou que o Serviço Europeu para a Acção Externa, diz que Cabo Verde está no bom caminho para atingir a maioria dos Objectivos do Milénio.

Abordou-se ainda a questão da agricultura hidropónica no país, uma agricultura encarada como impulsionador para o futuro do sector agrícola, em que preserva – se a perda de água por evaporação, ao contrário das culturas convencionais.

A revista não poupou elogios aos esforços que o país tem feito ao longo dos anos para a mobilização e gestão de água para a agricultura em Cabo Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...