quinta-feira, 12 de setembro de 2013

As novas Barragens recebem as primeiras águas.

Fonte. Site MDR
ano agicola 2013As últimas chuvas vieram para garantir um bom ano agrícola e as novas Barragens construídas em Santiago já deram provas de que a horticultura será excelente. Garante a ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, na sua visita às 5 Barragens na ilha.
visita barragens ministrasCom as recentes precipitações, as Barragens já construídas e as que ainda estão em construção receberam as primeiras águas. A Ministra Eva Ortet, na companhia das Ministras Sara Lopes e Marisa Morais e suas comitivas foram conferir de perto esse grande feito do Governo, no que se refere à mobilização de água para agricultura.
visita barragens paisagemA viagem foi longa mas, os milhares de metros cúbicos de água já retidos não desmentem a satisfação da Ministra Eva Ortet. “Estou satisfeita e de certeza vamos ter um bom ano agrícola e um excelente ano hortícola.”
As chuvas na hora da partida não intimidaram a comitiva que logo pelas 9 horas rumou-se à Barragem de Salineiro, na Ribeira Grande de Santiago, inaugurada em Junho passado. Apesar de ser a que tem menos água, devido à fraca precipitação na localidade, a ministra está confiante. “ Até o final de Outubro espera-se que a Barragem esteja cheia.” 
faveta transbordouJá a Barragem de Faveta, em São Salvador do Mundo, já transbordou, ultrapassando a sua capacidade máxima de captação (670.620 metros cúbicos de água por ano). Tem 30 metros de altura, 103 de comprimento e uma capacidade de descarregamento de 25 metros.
Quanto à Barragem de Saquinho, em Santa Catarina, a um mês de ser inaugurada, já captou 3% da sua capacidade de água, que é de 701 mil metros cúbicos por ano, podendo atingir até um milhão de metros cúbicos de água.
A Localidade de Figueira Gorda, na Ribeira de Boaventura, também fez parte do roteiro da visita, já que nessa zona está a erguer-se a mais nova Barragem da ilha, cuja as obras já estão numa fase avançada.
A Barragem de Poilão, como é natural, tinha que fazer parte do circuito. Com a sua paisagem entre o verde dos campos e as águas a transbordarem, pôs o ponto final na visita e fez a delícia dos presentes.
visita barragens saquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...