sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia da Árvores e da Floresta.

Delegação do MDR do Maio com dificuldades para proteger o maior perímetro florestal do país – José Ramalho
A Delegação do MDR na ilha do Maio está a enfrentar algumas dificuldades para conseguir proteger o maior perímetro florestal do país, disse hoje à Inforpress, o seu responsável, José Ramalho.
O delegado do Ministério do Desenvolvimento Rural na ilha do Maio, José Ramalho, que falava esta sexta-feira em declarações à Inforpress, disse que neste momento possuem um corpo reduzido de guardas, tendo em conta que alguns já saíram para a reforma e outros encontram-se de baixa médica.
“A gestão do perímetro florestal tem sido criteriosa, mas não de forma pacífica como desejaríamos que fosse, porque este espaço é também ao mesmo tempo uma fonte de rendimento de muitas famílias, razão por que há sempre conflitos, pois, uns vêm pela via legal com licença para podas, enquanto outros invadem-no ilegalmente”, frisou.
Contudo, sublinha o delegado do MDR, graças ao trabalho "meritório" dos guardas, conseguiram diminuir “drasticamente” o número de abates clandestinos das árvores nos últimos tempos. Mesmo assim, adverte que a situação ainda persiste porque o número de guardas continua sendo insuficiente para cobrir todo o perímetro florestal considerado o maior do país.
Questionado como tem sido a gestão da floresta na ilha, José Ramalho disse que neste momento estão a aguardar por uma decisão do Ministério tutela para puderem avançar com o novo plano de gestão.
Segundo disse, há já alguns uns anos foi feito um inventário de toda a biomassa que existe na ilha e baseando nisso está-se a elaborar este plano que na sua opinião poderá acontecer ainda este ano contando com o financiamento da Direcção Gral de Agricultura e Engenharia Rural.
“A situação carece de uma intervenção urgente, isso porque há algumas espécies que germinam espontaneamente e que acabam por obstruir as vias de acesso dentro do perímetro”, explicou.
Entretanto, para assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta a Delegação do MDR na ilha está a levar a cabo uma campanha de plantação de árvores nos bairros da cidade do Porto Inglês, bem como na nova escola secundária.
No mesmo âmbito, está programado a realização de uma palestra alusiva ao dia e um concurso de poesia, desenho e trabalhos manuais nas escolas.
WN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...