quinta-feira, 27 de março de 2014

MDR aposta na melhoria da espécie de gado bovino.

O Ministério do Desenvolvimento Rural, através da Direcção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, tem em curso uma campanha de melhoria da espécie de gado bovinoem Cabo Verde através da inseminação artificial da espécie leiteira girolando e jersey.
De acordo com o técnico da Direcção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural João Fonseca, a campanha arrancou há três semanas na ilha Brava e em Santa Cruz, ilha de Santiago. "Na Brava já estamos na fase final do processo. A nossa intenção era realizar cerca de 100 inseminações, mas, infelizmente, não encontramoso número de vacas com características suficientes para atingir esta meta".
Conforme Fonseca, em Santa Cruz também os técnicos já estão no terreno e a campanha decorre em bom ritmo. "Logo após a conclusão dos trabalhos em Santa Cruz, vamos avançar para Santa Catarina e os demais concelhos do interior da ilha de Santiago, onde há criadores cujo gado reúne as condições mínimas para a inseminação".
João Fonseca avança que concluído o processo de inseminação, o passo seguinte será a formação em matéria deexploração agrícola, valorização e fabrico de manteiga, iogurte e queijo. A ideia é rentabilizar a produção de leitea surgir com a introdução das espécies leiteiras girolando e jersey nas ilhas.
"Na próxima semana os técnicos nacionais vão participar numa acção de formação em São Jorge dos Órgãos, administrado por um grupo de técnicos do Instituto Agrário de Oro, da Província de Bolzano, Itália", conclui aquela fonte.
 
Fonte. site MDR

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...