sábado, 31 de agosto de 2013

S. Nicolau exporta excedente de melancia e papaia.

Os excedentes de produção de melancia da variedade «merissin» e de papaia tipo «filupp», recentemente introduzidas na ilha de São Nicolau, começam a abastecer os mercados do Sal, Boa Vista e S. Vicente. O delegado do Ministério do Desenvolvimento Rural, Adilson Melício, perspectiva que São Nicolau vai aumentar substancialmente a sua produção quando estas e outras espécies vegetais forem vulgarizadas junto dos agricultores de toda a ilha. Mais ainda, com o aumento do caudal de água que chegará das futuras barragens de Fajã e de Ribeira Prata.

S. Nicolau exporta excedente de melancia e papaia
A melancia «merissin» e a papaia «filupp» estão a ser testadas no Campo da Preguiça e no Vale de Fajã. Diante dos resultados obtidos até agora, a intenção do MDR é estender o cultivo a toda a ilha de Chiquinho. A «merissin», diz Adilson Melício, é uma melancia sem sementes, doce e com muita polpa. «É uma variedade que está a adaptar-se bem e a ter bons resultados na ilha. Em apenas dois meses foram já produzidas 10 toneladas. Os excedentes estão a ser exportados para o Sal, Boa Vista e S.Vicente».
O delegado do MDR garante também que a produção da papaia «filupp» é excelente. «Já colhemos as primeiras papaias de grau ‘brix’ (muito doces por terem açúcar), que pesam entre 800 e 1000 gramas cada. O nível da produção é excelente e uma parte já começou a ser exportada para o Sal», realça.
O representante do MDR está também satisfeito com os resultados das culturas em estufa, principalmente com a de pimentão. “É de alta qualidade”, assegura Adilson Melicio, que prevê o aumento da produção destas e outras culturas com a entrada em funcionamento das barragens de Fajã (BF) e Ribeira Prata (BRP). Com a água destas duas infra-estruturas hidráulicas, mais a da galeria da Fajã e os cinco furos que estão a ser equipados, poder-se-á expandir as áreas irrigadas, aumentar a produção e exportar o excedente para fora de S. Nicolau.

Grandes mudanças a caminho

Com 120 metros de comprimento e 40 de altura, a Barragem de Fajã está orçada em 680 mil contos, suportados pela Cooperação Portuguesa e pelo Estado de Cabo Verde. A capacidade instalada é de 400 mil metros cúbicos de água que vão irrigar 30 hectares de terreno e gerar 200 empregos permanentes.
A obra arrancou em Outubro de 2012 e emprega neste momento cerca de 90 pessoas. A construção está a cargo da Mota Engil, que garante estar a obra em fase avançada. Há cerca de um mês começou a alvenaria e o alargamento da albufeira.
A previsão é de que a barragem e o reservatório de 500 m3 fiquem prontos em 2014. A verba de 125 mil contos também já foi desbloqueada, para financiar a distribuição de água pelas parcelas de terreno, formar agricultores, introduzir e melhorar variedades de cultura, bem como garantir o tratamento pós-colheita.
É também grande a expectativa à volta da barragem subterrânea que está a ser construída no âmbito do Projecto de Ordenamento do Território da Bacia Hidrográfica da Ribeira Prata (POBHRP), financiado em 200 mil contos pelo BADEA. A barragem de Ribeira Prata será erguida na zona de Barreira, onde, na sequência das escavações feitas, foi já encontrado o precioso líquido a menos de três metros de profundidade.
Quando estiver concluída, a água desta barragem subterrânea será bombeada para reservatórios e depois distribuída por diferentes parcelas de terreno. Além da BRP, o POBHRP inclui a construção de 19 reservatórios com capacidade a variar entre os 50 e os 1000 metros cúbicos, além de uma rede de 11 kms de extensão para adução de água. 30 diques de retenção e outros 10 para captação de água completam esta obra hidráulica que promete novos dias para a agricultura de São Nicolau.
Os trabalhos arrancaram este ano e devem terminar em Março de 2014. Neste momento, o POBHRP emprega 100 pessoas. As obras são executadas pela Mota Engil, em parceria com as associações comunitárias de Fragata e Ribeira Prata.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...