sexta-feira, 15 de março de 2013

Escola Nacional de Hidroponia faz a sua primeira colheita.




A Escola Nacional de Hidroponia de Cabo Verde (ENHCV) já fez a sua primeira colheita de alface e pepino, produzidos na estufa, na manhã do dia 11 de Março. São variedades novas, que pela primeira vez estão sendo introduzidas em Cabo Verde.

Trata-se da primeira produção da Escola Nacional de Hidroponia de Cabo Verde, que apostou em sementes melhoradas, com alta qualidade nutricional e também alta capacidade de cultivo.

A introdução de novas variedades visa a promoção da pesquisa, a divulgação de novas espécies, bem como testar novas tecnologias de produção de estufa. Segundo o técnico responsável, essas espécies introduzidas, para além de terem um ciclo vegetativo mais curto, são mais agradáveis e mais apetitosas.

Destacam-se dos cultivos na estufa, duas variedades novas de alface, o Cojollo de Tudela, que é a alface mais comercializada na europa e Little Gem, mas também uma outra família de alface que é o ascarola. Estão também outros cultivares como pepino, aboborinha, etc. A produção é escalonada, sendo por isso a colheita é contínua. À medida em que se faz a colheita começa-se a transplantar novos cultivos, inclusive no caso do pepino cuja colheita é prolongada.

Essa vertente de produção da escola de hidroponia vai servir, não só de suporte às actividades práticas de formação, como também para demonstração e divulgação.

 ideia é, também, fazer com que a estufa seja auto-sustentável, vendendo as suas produções. A forma de comercialização está ainda a ser estudada mas, a escola pretende conseguir o seu próprio mercado através de contactos que garantem o escoamento de produtos para o mercado hoteleiro, para os restaurantes etc.
A ENHCV, cuja primeira pedra foi lançada em Junho de 2011, iniciará as suas actividades ainda este mês com formação de formadores, que terá uma duração de 3 meses. Os formandos já foram seleccionados e a previsão do início das aulas é para o próximo dia 20 de Março.

A escola será uma infra-estrutura de suporte a qualquer formação técnico-profissional a ser ministrada pelas diferentes instituições com programas de formação no domínio (CFA-INIDA, IEFP, etc.)

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...