terça-feira, 19 de março de 2013

Plante uma árvore, plante o futuro.



No âmbito do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se comemora todos os anos a 21 de Março, a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural – DGADR (antigo DGASP) realizou, sob o lema “Plante uma árvore, plante o futuro”, uma campanha de plantação de árvores no perímetro florestal de São Jorge.

Como forma de assinalar o dia 21 de Março, data em que se comemora o dia mundial da Árvore e da Floresta, a DGADR preparou um conjunto de actividades como palestras sobre a importância e a valorização das florestas, incidindo sobre a temática dos incêndios florestais, em várias escolas primárias e secundárias na cidade da Praia e em São Domingos.

Uma campanha de plantação em São Jorge, também, fez parte do leque de actividades agendadas. O evento contou com uma boa aderência dos técnicos e parceiro e com a presença da Ministra do Desenvolvimento Rural que, com satisfação, frisou a importância do Inventário Nacional Florestal, já publicado. “Agora já se pode ter o conhecimento da real situação florestal do país, tanto a nível da quantidade como da qualidade. Neste momento, confirmou-se que temos 90 mil ha de área reflorestada, ou seja, 10 ha mais do que a estimativa, que era de 80 mil. Podemos considerar a situação como satisfatória.” Segundo a mesma, “está-se a trabalhar para aumentar as áreas plantadas e reconverter o sentido da reflorestação”.

Carla Tavares, Directora Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, adiantou ainda que devido a grande importância da criação de espaços verdes na floresta urbana, “nesta semana, vai-se dar continuidade a plantação de árvores nos vários bairros da capital do país”.

A ideia do MDR é também, em parceria com as escolas, incentivar a plantação de árvores fruteiras nas cidades. “Porque é que plantamos Acácias se temos a possibilidade de plantar árvores fruteiras?” Questionou a Ministra.

 

A campanha de plantação que aconteceu no passado sábado em São Jorge dos Órgãos contou com a presença do representante da FAO, União Europeia, Embaixadas da França, EUA e da Líbia bem como a Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD).

Um passeio ecológico também fez parte da actividade, com a finalidade de valorizar o potencial turístico da localidade.

Instituída pela FAO em 1971, a data visa sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...