sábado, 29 de junho de 2013

Barragem de salineiro é inaugurada hoje.


A Barragem de Salineiro, no concelho da Ribeira Grande de Santiago, já está pronta e será inaugurada na manhã deste sábado pelo Primeiro-ministro, José Maria Neves, e pela ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet. Depois de Poilão esta a segunda barragem que o país ganha e começa a receber água já nas próximas chuvas.
A Barragem de Salineiro, situada a dois quilómetros a montante da localidade com o mesmo nome, tem uma capacidade de armazenamento de 701 mil metros cúbicos de água e vai irrigar cerca de 58 hectares de terra nas zonas de Salineiro e a norte de Calabaceira e beneficiar dezenas de agricultores.

Esta barragem, orçada em mais de 500 mil contos, tem 26 metros de altura e 168 do coroamento – que vai servir de passagem na via pedonal para a Cidade Nova - e ainda uma rede de aducção de mais de 500 metros que vai regar essas localidades.

A barragem de Salineiro tem uma galeria interna que permite, sempre que necessário, fazer os arranjos no seu interior. Dispõe também de dispositivos de toma de água, munidos de válvulas de serviço e de emergência e dotados de um sistema de filtros (limpeza) nas bocas de entrada para a retenção de materiais finos.

A largura do coroamento é de oito metros de forma a permitir o trânsito de viaturas nos dois sentidos da nova via a ser brevemente construída ligando as povoações de Calabaceira a de Salineiro.

A água das chuvas que caía na ribeira era desperdiçada e ia directamente para o mar, provocando grandes estragos nas propriedades agrícolas, principalmente no vale e na própria cidade de Ribeira Grande de Santiago. Agora, com a sua retenção, passará a ser utilizada na rega de todo o perímetro agrícola envolvente e terá um impacto directo na vida e na economia das famílias dessas localidades.

E mais: vai recarregar as planas freáticas subterrâneas de modo a haver mais água nas nascentes, nos furos e poços, fazendo com que toda a zona circundante fique completamente verde e os mercados mais e melhores abastecidos com grande variedade de produtos.

A Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago já saudou a inauguração da nova barragem, dizendo que "irá provocar profundas renovações do tecido social, económico e paisagístico do Município". Em nota, a autarquia escreve ainda que a barragem vai permitir o desenvolvimento e ordenamento do território municipal, provocando "uma consequente profunda revolução da estrutura viária do Município".

Depois de Poilão, no concelho de São Lourenço dos Órgãos, esta é a segunda barragem que o país ganha para revolucionar a agricultura e a pecuária. Faveta (Picos), Saquinho (Santa Catarina), Banca Furado (São Nicolau) e Canto da Cagarra (Santo Antão) são as outras barragens que ainda estão em construção.
fonte/ASEMANA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...