sábado, 29 de junho de 2013

Barragem de Salineiro.

CORREIO DAS ILHAS

Barragem de Salineiro, o novo paraíso de Santiago29 Junho 2013

Que venha a chuva! É este o pedido esperançoso de batucadeiras, agricultores e criadores de gado, do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, da ministra do Desenvolvimento Rural, do Primeiro-ministro de Cabo Verde e das dezenas de pessoas que testemunharam na manhã deste sábado, 29, a inauguração da barragem de Salineiro, no concelho de Ribeira Grande de Santiago. Depois de Poilão, o novo paraíso da ilha de Santiago está pronto para receber 701 mil metros cúbicos de água já nas próximas chuvas e revolucionar a agricultura e pecuária na região.

Barragem de Salineiro, o novo paraíso de Santiago
Alegria, emoção e esperança. São estes os sentimentos que emanam nas gentes de Salineiro, que agora podem dizer alto e bom som: temos a nossa barragem. João da Luz, representante dos agricultores desta zona rural da Ribeira Grande de Santiago, diz que a barragem é obra de uma grandeza enorme, que irá beneficiar todos os sectores de actividade.
Por isso, garante que vai lhe dar o devido valor porque é uma porta que se abre para a melhoria da qualidade de vida de todos. "Si tchuva bem", João da Luz pede agora apoios para preparar os terrenos e instalar o sistema de rega gota-gota. “Juntos, estamos preparados para entrar na grande batalha, que é agricultura”, perspectiva este agricultor de Salineiro com um brilho nos olhos.
Quem também não esconde a sua alegria é o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago. No seu discurso, Manuel de Pina começou por agradecer ao Governo de Cabo Verde por esta “obra grandiosa” e diz que hoje é um dia de festa que representa uma “nova viragem” para todo o concelho.
O edil diz ainda que é um dia muito especial porque após as chuvas vai abrir novas perspectivas para a agricultura, mas também a barragem vai preservar o sítio histórico da Cidade Velha, que todos os anos é fustigado pelas cheias. Enaltece ainda o facto de a ponte da barragem passar a ligar Salineiro e Calabaceira, onde irá passar o anel rodoviário da Cidade Velha.
Por sua vez, o Primeiro-ministro considera que a inauguração da barragem de Salineiro significa um grande dia para Cabo Verde. Para José Maria Neves, é o concretizar de um sonho de melhoria da qualidade de vida das gentes da Ribeira Grande de Santiago. Para o chefe do Governo a nova infra-estrutura não só vai revolucionar o meio rural com a mobilização de água como também significa centena de postos de trabalho e dezenas de empresas no sector do agro-negócios.
“Estamos a introduzir novas tecnologias de produção agrícola e a apoiar os agricultores na empresarialização do sector. Queremos dar um salto enorme em termos de agro-negócios para criarmos mais empregos e mais dinâmicas de crescimento, combatendo a pobreza e melhorando a qualidade de vida das pessoas no campo”, disse José Maria Neves, garantindo que cada barragem tem um programa para apoiar os agricultores no sentido de produzirem mais e melhor, transformarem os produtos agrícolas e inseri-los no mercado nacional.
A barragem de Salineiro está orçada em mais de 500 mil contos e contou com o apoio do Governo de Portugal e do BPN. Vai beneficiar cerca de 500 agricultores e mais de duas mil pessoas, directa e indirectamente, do concelho. No próximo dia 20 de Julho será inaugurada a barragem de Faveta, nos Picos, concelho de São Salvador do Mundo.
RP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...