segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dia Internacional da Luta contra a Desertificação em Cabo Verde.



Comemoração do Dia Internacional da Luta contra a Desertificação em Cabo Verde

desert aguaA mudança climática, a pobreza, a destruição da vegetação, as práticas agrícolas inadequadas e o sobre pastoreio são as causas que mais contribuíram para o aceleramento da erosão e para a consequente degradação dos solos. No século passado, a situação passou a ser de tal forma preocupante que as autoridades decidiram pela realização de medidas concretas de restauração de ecossistemas degradados. Foi assim que a administração colonial começou, a partir dos anos 30, a realizar actividades de florestação, tendo atingido até 1975 uma área de pouco menos de 3000 hectares, sobretudo nas zonas altas de algumas ilhas montanhosas.
Em 1994, a Assembleia Geral da Nações Unidas, declarou 17 de Junho, o dia Mundial da Luta contra a Desertificação e a seca, promovendo actividades para a implementação da Convenção   nos países atingidos seriamente pelo fenómeno de desertificação e da seca, particularmente na África.
Cabo Verde, País signatário da referida Convenção e enquanto país Saheliano, faz parte do grupo de países afectados pela seca e pela desertificação. Tem levado a cabo um conjunto de medidas e políticas públicas de luta contra este fenómeno, destacando-se a restauração das zonas degradadas, através da florestação e da construção de infra-estruturas mecânicas de conservação de solos e água, elaboração do Programa de Acção Nacional da Luta Contra a Desertificação (PAN/LCD), PNIA (Plano Nacional de Investimento Agrícola e a Estratégia Financeira Integrada (EFI) além de complementaridades com outras políticas públicas.
Este ano (2013) o tema para a comemoração de 17 de Junho é a Seca e a escassez da água baseado no slogan – Não deixe o nosso Futuro secar.
Nesta data da comemoração e de elevada pertinência no contexto da Gestão Sustentável das Terras para o nosso país Parte da Convenção da Luta contra a Desertificação a Direcção Geral do Ambiente e a Direcção Geral de Agricultura e o Desenvolvimento Rural, leva a cabo as actividades relativas a comemoração da referida Convenção cuja acto central será no Concelho de Santa Catarina – Ilha de Santiago em estreita colaboração com a Delegação do Ministério de Desenvolvimento Rural.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...