domingo, 30 de junho de 2013

Uma outra barragem para Ilha de Santiago.

JMN anuncia que barragem de São João Baptista já tem financiamento

O primeiro-ministro José Maria Neves anunciou, na manhã deste sábado, que o Governo já tem o financiamento para a construção de mais uma barragem na ilha de Santiago. A mesma vai localizar-se em São João Baptista, no concelho de Ribeira Grande de Santiago.

Com isso, RGS vai ter duas barragens, já que a de Salineiro foi inaugurada este sábado. O acto contou com a presença de várias autoridades nacionais e locais, além de convidados e populares que não esconderam a sua satisfação por mais esta conquista.

O edil da RGS, Manuel de Pina, agradeceu ao Governo “por esta grande obra” inaugurada no dia em que se comemora as festas de Nhu São Pedro e aproveitou para pedir a este santo para abençoar a infra-estrutura com chuvas.
Eva Ortet, ministra do Desenvolvimento Rural, num discurso emocionado, recordou o engenheiro Horta, falecido em Abril do ano corrente, pelo contributo que deu na construção da referida barragem e lançou o repto a JMN para que se coloque o nome daquele engenheiro como forma de homenagem. Neves disse que já registou o pedido.
Ao todo a ilha de Santiago vai contar com sete barragens (duas delas já prontas, as de Poilão em funcionamento e agora a de Salineiro), a de Faveta, a inaugurar no próximo dia 20, a de Saquinho (20 de Setembro) e depois as de Flamengo e Principal e ainda a de São João Batista, agora anunciada pelo PM.
Outras barragens já estão em construção, como as de Figueira Gorda e Ponta de Cagara (Santo Antão) e Banca Funda (São Nicolau).
A construção de barragens e diques faz parte do programa que o governo de JMN pretende realizar no sector agrícola, com vista à sua modernização. Trata-se também da realização do sonho de várias gerações de cabo-verdianos que pela altura das chuvas viam as águas a correr para o mar sem qualquer aproveitamento.
CG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...