segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Doença de gado bovino preocupa autoridades no Maio.

CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA

Uma doença ainda não identificada está a preocupar o delegado do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural na ilha do Maio. José Roberto Ramalho diz que está a ser contactado por vários criadores que lhe relatam casos da doença em vacas, mas até agora apenas teve conhecimento de um morto.

Doença de gado bovino preocupa autoridades no Maio
O caso está a ser acompanhado de perto pela delegação do MDR na ilha de Porto Inglês. José Ramalho explica que a doença, ainda não identificada, foi detectada há cerca de uma semana e ataca essencialmente vacas e bois. Manifesta-se com mais intensidade nas zonas de Morro, Calheta, Morrinho e Cascabulho. O delegado do MDR diz que até agora, só chegou ao seu conhecimento a morte de uma vaca, o que considera normal, mas relatos dos criadores apontam muitos mais animais a morrerem.
“Temos estado em contacto permanente com a veterinária no terreno, que nos informou que os animais que estavam doentes e que foram medicados estão a evoluir favoravelmente”, afirma.
A veterinária Sara Vieira confirma que se tem deslocado aos locais sempre que é chamada a intervir. "Depois da observação aconselhamos as pessoas a separarem o animal doente dos demais até a sua recuperação. Mas infelizmente houve alguns criadores que não tiveram a mesma postura, o que causou a morte dos seus animais”.
Entretanto, os técnicos já estão a recolher as amostras que vão enviar à capital do país o mais breve possível, para determinar  exactamente o que é esta doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...