quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Maio: Perspectiva-se um bom ano agrícola mas é necessário ainda mais chuva - delegado do MDR.



Porto Inglês, 16 Out (Inforpress) – O delegado do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) na ilha do Maio, José Ramalho disse hoje á Inforpress que perspectiva-se um bom ano agrícola, mas é preciso ainda mais chuva para que haja recarga dos lençóis freáticos para agricultura de regadio.

José Ramalho indicou que na zona centro norte da ilha o milho e o feijão estão garantidos, bem como o pasto para os animais, mas admitiu no entanto que os diques de retenção de água não conseguiram reter a quantidade suficiente para garantir que a agricultura de regadio venha a ter a continuidade nos próximos meses como aconteceu nos anos anteriores.

“Esperemos que nos próximos dias caem mais chuvas em quantidades para garantir o ano agrícola principalmente na zona sul que registou ainda pouca quantidade de chuva, facto que está a impossibilitar a agricultura de sequeiro e mesmo de regadio, porque houve pouca quantidade de recarga nos diques de retenção”, fez saber.

Para o delegado do MDR na ilha, a situação é bastante animadora, principalmente na zona centro norte, mas augura ainda mais chuva que garanta água para a agricultura de regadio.

Segundo disse, apesar de ter havido precipitação regular durante o mês de Setembro, os diques em algumas zonas ainda não receberam nenhuma recarga de água.

Entretanto, o delegado do MDR exorta contudo aos agricultores no sentido de irem fazendo o stock de pastos para alimentação dos seus animais, como forma de se precaver dos períodos mais difíceis.

WN
Inforpress/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...