quarta-feira, 31 de julho de 2013

“Cabo Verde está num bom caminho em matéria do desenvolvimento agrícola”

Helena semedo PM2Helena Semedo, a nova Directora geral Adjunta da FAO, esteve ontem, 30 de Julho, num encontro com o Primeiro-ministro, José Maria Neves e a Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet. No encontro, a Directora elogiou os avanços do país a nível agrícola, sem deixar de realçar a necessidade do sector privado ter um papel mais activo no sector agrícola.
Segundo Helena Semedo, o encontro foi aproveitado para discutir a cooperação existente entre a FAO e Cabo Verde, nas áreas actuais e áreas futuras de cooperação, em especial no domínio da transformação, gestão e valorização das novas infra-estruturas bem como, de que pode-se estabelecer parcerias público – privadas na gestão das novas infra-estruturas.
Helena semedo PMNa companhia da Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, a nova Directora Geral Adjunta da FAO elogiou os avanços que o país tem tido em matéria do desenvolvimento agrícola mas segundo a mesma “é preciso uma maior intervenção por parte do sector privado”.
 “Há que se ter consciência de que o Estado não pode assumir tudo. Questões como o crédito, acesso às sementes melhoradas, serviço de extensão rural, acesso às novas tecnologias, entre outras, são questões já assumidas pelo Estado, mas já é altura do sector privado passar a investir no sector de forma a torna-lo mais dinâmico e competitivo”sublinhou Helena.
Quanto as relação da FAO com Cabo Verde, a Directora garante que continuarão a haver relações normais entre a organização e o país e como Cabo-verdiana que é , terá um olhar especial e com carinho para com o país.
Helena semedo PM3“Tudo farei para que a cooperação com o país seja reforçada nas áreas da minha influência” tranquilizou Helena Semedo.   
Para a mesma o país já traçou um bom caminho trabalhando namobilização de água que é só mais um meio para produzir mais. Feito isto, acredita que o próximo passo será continuar a trabalhar na valorização da produção, como forma de diminuir a percentagem de perdas pós – colheita, que ainda são registadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ilha do Maio com mais 200 m3 de água dia.

Garantia do Ministro foi dada esta quinta-feira, no segundo dia de visita ao Maio. Gilberto Silva reuniu-...